Somos uma Academia de Vida
Procurar
Close this search box.

Cultivar mentes brilhantes: o papel das empresas e empresários no desenvolvimento da inovação junto dos jovens

Academia BAI > Publicações > Cultivar mentes brilhantes: o papel das empresas e empresários no desenvolvimento da inovação junto dos jovens

Cultivar mentes brilhantes: o papel das empresas e empresários no desenvolvimento da inovação junto dos jovens

Academia BAI > Publicações > Cultivar mentes brilhantes: o papel das empresas e empresários no desenvolvimento da inovação junto dos jovens

Compartilhar Publicação

Data: 20/09/2024

Vivemos numa altura em que cada vez mais a inovação é uma moeda de troca e a transformação digital redefine os mercados. Por isso a importância de estimular as mentes criativas e empreendedoras dos jovens nunca foi tão grande. Os empresários e direcções das empresas têm consciência de que este investimento, não é uma questão de responsabilidade social, mas sim uma estratégia de crescimento económico e sustentável.

Os jovens representam o futuro em sua forma mais dinâmica. Com uma capacidade inata para questionar, explorar e reinventar, são os catalisadores das mudanças que impulsionam a economia. Estimular a criatividade e o espírito empreendedor desde cedo prepara-os para enfrentar desafios complexos com soluções inovadoras. E aqui podemos aplicar este conceito a todas as áreas e projectos, pois não só gera novas oportunidades de negócios, mas também fomenta a criação de empregos e a introdução de tecnologias disruptivas que mantêm a economia em constante evolução.

As iniciativas promovidas pelas empresas locais com workshops e mentorias para jovens talentos são importantes para incentivar a mudança de mindset, criação de startups, desenvolvimento do pensamento crítico e disruptivo e especialmente para cimentar o conceito de milha extra. Também as universidades têm um papel fundamental neste processo, com parcerias que permitem desenvolver incubadoras de negócios, onde os estudantes podem transformar as suas ideias em projectos concretos com suporte empresarial.

Aliás, as escolas são o primeiro palco onde este potencial pode ser cultivado e onde por excelência se desenvolve a personalidade, promove a criatividade e o pensamento crítico. Os programas que incentivem a inovação e a resolução de problemas transformam a qualidade do ensino e a pavimentam um caminho de sucesso dos estudantes. Os alunos aplicam o conhecimento enquanto o aprendem, em projectos práticos com impacto directo na comunidade.  O resultado: uma educação mais envolvente e relevante, com indivíduos mais bem preparados para o mercado de trabalho e para contribuir significativamente para a economia.

Outro ponto relevante é a introdução de laboratórios de inovação em escolas para que os estudantes possam trabalhar em projectos de robótica e programação. Há já empresas que colaboram com estas escolas  c para fornecer recursos e expertise, garantindo assim, que os alunos têm acesso às ferramentas necessárias para desenvolver as suas habilidades tecnológicas.

Empresas que se destacam globalmente são aquelas que valorizam a inovação. E a inovação é o fruto directo de uma força de trabalho criativa e envolvida com o propósito da empresa. A qualidade das soluções desenvolvidas dentro das organizações está intrinsecamente ligada à qualidade da educação recebida pelos seus colaboradores. Portanto, apostar em programas que fomentam estas habilidades criativas desde a juventude garante que, no futuro, as empresas terão acesso a talentos capazes de transformar ideias em realidades lucrativas e sustentáveis. 

Por exemplo, há empresas que implementam programas de estágio que têm como único objectivo ajudar a formar os estagiários para a inovação e desenvolvimento tecnológico. É uma abordagem que enriquece a empresa com novas ideias e fortalece o mercado de trabalho.

Cultivar a massa crítica de jovens criativos e empreendedores, é sem dúvida um verdadeiro celeiro de talentos. Este ambiente propício ao desenvolvimento de talentos, atrai investimentos, incentiva a criação de startups e fortalece o ecossistema empreendedor. Ora quando a população jovem é capacitada, estão criadas as condições para promover a estabilidade económica e social, e criar um círculo virtuoso de desenvolvimento contínuo e sustentável.

O surgimento de hubs de inovação em cidades como Luanda e Benguela, onde as startups podem incubar e escalar os seus negócios com apoio de mentores e investidores, é fundamental. Eventos como Hackathons, onde estão reunidos talentos para encontrar soluções para um problema,  ajuda a identificar talentos emergentes a parceiros e financiadores.

Entre as estratégias para estimular a criatividade e o empreendedorismo, as hackathons são das mais poderosas ferramentas, pois têm um ambiente dinâmico onde jovens podem reunir, aprender e colaborar na resolução de desafios reais. O formato competitivo e colaborativo das hackathons incentiva a inovação rápida e a aplicação prática do conhecimento, dando aos participantes problemas complexos no mundo real. A participação nestes formatos desenvolve habilidades essenciais como trabalho em equipa, pensamento crítico e resiliência – que são qualidades indispensáveis no mercado de trabalho actual.

O LOG IN é um exemplo brilhante de como eventos de inovação e tecnologia podem conectar diferentes actores em um ecossistema de aprendizagem, partilha de conhecimento e networking. Com mesas redondas que abordam temas relevantes e um hackathons focado em acessibilidade e inclusão na educação, pois estimula a criatividade, e promove a responsabilidade. A presença de figuras influentes reforça a sua importância para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens.

A colaboração entre empresa e instituições exemplifica como o sector privado pode contribuir directamente para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas nos jovens. A formação On Job oferecida ao longo dos projectos é uma oportunidade valiosa para os participantes aplicarem o que aprenderam num ambiente real de trabalho, facilitando a transição da aprendizagem teórica para a prática profissional.

Para CEOs e administradores, a ideia de investir em hackathons pode parecer uma tendência passageira, mas se pensarem que é neste tipo de iniciativa que encontram soluções inovadoras enquanto se divertem a resolver problemas, rapidamente percebem o valor da iniciativa. Além disso, apoiar este tipo de eventos posiciona as empresas num patamar inovador bastante alto, com a mais valia de que podem estar a descobrir  os próximos grandes talentos do mercado. Afinal, quem disse que negócios e diversão não podem andar de mãos dadas?

O crescimento e desenvolvimento económico de qualquer organização e de qualquer mercado estão profundamente relacionados com a capacidade das instituições educarem e inspirarem os seus jovens. Estimular mentes criativas e empreendedoras além de uma estratégia empresarial inteligente, é uma necessidade para garantir um futuro próspero. Eventos que permitem a colaboração entre educação, empresas e jovens podem gerar um impacto significativo e duradouro. Portanto as direcções das empresas têm a oportunidade e a responsabilidade de apoiar estas iniciativas, garantindo que as próximas gerações estão preparadas para levar a economia a patamares ainda mais elevados.