O Log In lançou-se como uma plataforma dedicada à inovação e tecnologia, reunindo gestores, empreendedores, estudantes e entusiastas que, no dia 26 de Outubro, celebraram o avanço do ecossistema tecnológico angolano, no pátio da Academia BAI.
O evento contou com a presença de gestores, startups promissoras, especialistas da área e patrocinadores de peso, consolidando-se como um espaço essencial para a partilha de conhecimento e criação de soluções tecnológicas para o mercado nacional.
A Secretária de Estado da Educação para o Ensino Secundário, Soraya Kalongela, deu início ao evento com um discurso que destacou a importância do Log In na formação e desenvolvimento de habilidades dos jovens angolanos. Soraya Kalongela enfatizou a necessidade de estar atento aos desafios do mundo globalizado, que exigem competências e soluções inovadoras dos profissionais ligados à tecnologia e educação.
Conectividade e Internet em Angola
O evento prosseguiu com uma conversa descontraída com Darwin Costa, líder em Interconexão na região da Europa do Sul e África e um dos integrantes do projecto Angola-Cable na construção do cabo submarino Angola-Brasil. Darwin apresentou um panorama da conectividade e da internet em Angola, abordando temas como infra-estruturas, serviços e experiência dos utilizadores.
“A transformação digital depende de infra-estruturas. Entre 2012 e 2024, Angola deu passos significativos, como a instalação de cabos submarinos como o WAX, que trouxeram maior capilaridade e redundância nas comunicações.” Destacou também que, além de preços mais acessíveis, a Internet no país agora conta com melhor qualidade, permitindo que conteúdos estejam alojados localmente, o que reduz o consumo de dados dos utilizadores.
Futuro das startups e mobilidade urbana
O Log In incluiu duas mesas-redondas sobre temas cruciais para o desenvolvimento das startups e a mobilidade urbana em Angola. A primeira,
moderada por Paulo Dias, intitulada “Explorando os Avanços da Inovação e a sua Influência no Futuro das Startups”, contou com especialistas como Elmer Gaspar (Acelera Angola), Artur Saul (TIS), Ângela de Miranda (Gestora de Projectos) e Deslandes Monteiro (Consultor de Negócios). Esta sessão explorou os desafios e as oportunidades para as startups no contexto local, com sugestões práticas para fortalecer o empreendedorismo.
A segunda mesa-redonda: “A Inovação Tecnológica e o Futuro da Mobilidade Urbana”, moderada por Luís José, reuniu especialistas como Morato Custódio (Fintech), Ivan Mugimbo (Yango), Adilson Camenha (Angola Cables) e João Baptista (Antosc). A sessão explorou como a tecnologia pode impulsionar o transporte urbano, promovendo alternativas mais acessíveis e sustentáveis.
KADEN Investimentos destaca-se na 1.ª edição do Hackathon no LOG IN
O Hackathon foi o ponto alto do evento, com as startups KADEN Investimentos e SOMATEC competindo para resolverem desafios práticos. Mentoradas por Augusto Firmino e Niuka Casimiro, as equipas tiveram três horas para desenvolver uma solução inovadora da problemática apresentada.
A KADEN apresentou um Repositório de Estudo do Ensino Médio. Um software de interacção entre alunos, professores e encarregados de educação. Para auxiliar os estudantes no desempenho das tuas tarefas escolares, assim como localizar trabalhos anteriores. O aplicativo surge como alternativa ao Whatsapp enquanto principal meio de interacção entre estudantes e professores.
O Repositório inclui um chat por meio do qual os encarregados podem receber notificações via sms, caso os filhos não tenham feito as tarefas escolares. A plataforma é gratuita, e após o download pode ser usada offline.
A SOMATEC apresentou uma ferramenta de gestão de projectos compatível com Microsoft 365, Outlook e Teams, destinada a facilitar a colaboração entre alunos e professores na realização de projectos.
No final, a KADEN foi declarada vencedora, recebendo uma formação On Job oferecida pela TIS no período de um mês.
Perspectivas
Ao encerrar o evento, o Engenheiro Luís Fernandes, Administrador Executivo da Academia BAI, felicitou as startups e afirmou que o Log In representa um
marco para o calendário de inovação em Angola. Partilhou ainda reflexões extraídas do evento, afirmando que: “Inovação não é só tecnologia. Inovação é processo, informação e, acima de tudo, são as pessoas que aplicam a sua inteligência para transformar realidades.”
A organização do Log In expressou agradecimento aos patrocinadores:TIS, 0.3 Conexões, MDC, Check-In, Antosc, Paratus e Sprite, assim como aos parceiros de media Portal do TI, Targeting e Menos Fio, cujo apoio foi essencial para o sucesso do evento.
Compromisso com a inovação e tecnologia
Com o sucesso desta edição, o Log In promete retornar no próximo ano, reforçando o compromisso de Angola com o avanço tecnológico e o crescimento do empreendedorismo, e preparando uma nova geração de inovadores para enfrentar os desafios do futuro.